Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como montar uma coreografia evangelica?


Boa Noite Adoradores de Deus!
O tema hoje é a composição coreografica. Esse é um ponto de muita dificuldade para varios líderes e muitos ministerios de dança : Como podemos montar uma coreografia bem trabalhada e ao mesmo tempo ungida? Escolhi 7 pontos importantes que não devem ser ignorados pelo bailarino adorador. Vamos começar!

Antes de tudo, como tudo o que fazemos para Deus, devemos iniciar com a oração! Estar ligado com Deus é primordial se queremos executar os movimentos de Deus, se queremos alcançar a dança que vem do Espírito. Através da oração estaremos conectados com o Espírito Santo e Ele terá total liberdade de revelar sua vontade a nós.

  1. A escolha da musica: voce deve escolher uma musica que goste, que tenha empatia ou que traga uma mensagem na qual se identifique. Voce tem que se sentir bem com ela. Ter que coreografar uma musica na qual não nos identificamos torna o trabalho um fardo muito dificil!
  2. A Percepção da musica: Ouça com atenção e perceba como a musica se comporta e como pode ser desenvolvida. Preste atenção nos seguintes pontos: o ritmo da musica, o estilo de dança que se encaixa na musica (ballet, street, contemporâneo, axé, etc) as repetições do refrão, as variações de tom na musica, os momentos de solo, a finalização, a mensagem (introspecção, explosão, se é uma história contada, o sentimento passado atraves da sua letra e melodia), se cabe o uso de algum elemento (vaso, tecidos, véus, tamborins, bola, arco, fitas, etc)
  3. A escrita da dança: Ponha no papel as idéias da percepção que você conseguiu identificar na musica. Escreva a sua sequencia de idéias para algumas partes mais marcantes da musica. Atraves desse exercicio voce vai começar a montar um "esqueleto" da sua coreografia. Esse roteiro servirá para nortear o momento de criação.
  4. Montar os primeiros passos: agora é a hora que você sobe o som e experimenta se mover com o pulsar da musica que escolheu. Sinta a vibração, a cadência e a intensidade dos instrumentos e voz. Esses  elementos te ajudam a criar os movimentos para sua coreografia.
  5. Inserindo a tecnica: Agora que você já tem alguns movimentos e a musica começa a tomar forma, é o momento de inserir os passos mais trabalhados tecnicamente falando. Escolha na musica os momentos de maior jubilo, ou de batida mais forte para colocar os giros, os saltos, etc os passos que melhor se adequem a sua musica.
  6. Limpando a coreografia: neste momento sua coreografia está terminada, mas é preciso limpá-la de algumas imperfeições, seja no sincronismo, na expressão, na posição da mão, ou do pé, nas paradas bruscas ou movimentos secos, enfim... neste ponto, um espelho é essencial. Se o seu ministerio de dança não dispoe de uma sala com espelhos para treino, é bom o líder ficar assistindo enquanto os outros executam, para eventuais correções... Uma boa dica é filmar com uma câmera ou celular. Assim todos podem observar onde precisam melhorar.
  7. Finalizar a coreografia: Assistindo a coreografia, neste momento analizamos, honestamente, se a mensagem que queremos transmitir esta claro atraves dos movimentos que escolhemos. Também acho importante perceber se existe algum movimento que não pode ser executados por todos com a mesma desenvoltura. Neste caso, prefiro substituir os passos por outros mais "simples" algo que todos possam fazer. Um passo simples traz mais beleza se bem sincronizado do que um passo dificil que, quando executado, sai "meia boca", sem sicronismo ou sem expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário